• White TripAdvisor Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

reservas@pousadabambu.com.br​

1/1

Itacaré tem suas origens mais remotas em uma aldeia indígena que vivia da caça, pesca e agricultura de subsistência. Nesta região a colonização portuguesa teve início por volta de 1530, com a implantação das capitanias hereditárias.

 

Os portugueses trouxeram consigo os Jesuítas que tinham como um de seus objetivos a demarcação de terras.

Por volta do ano de 1720, o Jesuíta Luis da Grã ergueu uma capela sob a invocação de São Miguel, batizando a população com o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas. Ainda assim, o povoado só se tornaria um município em 1732, por obra e graça da Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro.

 

A Condessa era a donatária da capitania de Ilhéus e, em 26 de janeiro, elevou Itacaré à categoria de município.

.

É uma das praias da cidade que oferece melhor infra-estrutura turística com várias opções de cabanas à beira mar, que servem bebidas e pratos típicos. Formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas suas águas calmas e menos salgadas formam uma pequena enseada ideal para nadar com as crianças, e para a prática de esportes náuticos como caiaque e stand up. A praia está a menos de 1 minuto da pousada, e pouco distante do centro da cidade, sendo bastante procurada por turistas. 
O mirante da Ponta do Xaréu, no canto esquerdo da praia, é o lugar para contemplar o pôr-do-sol mais lindo da cidade. Para ver a lua nascer, o lugar mais indicado é o canto direito da praia, perto do farol.

praia da concha

Foto: Mario Nogueira

Praia muito badalada e famosa entre os surfistas, de ondas boas e água transparente. Um riacho desagua na praia, descendo do morro em pequenas quedas, formando duchas de água doce à disposição dos banhistas. Cabanas servem bebidas e petiscos num ambiente rústicos e descontraído, com esteiras e almofadões espalhados na grama. Desde 2010 a Tiririca conta com uma pista de skate no alto da praia. Mais uma opção para quem vem a Itacaré atrás de esportes radicais.

praia da tiririca

Foto: Mario Nogueira

Última praia acessível de carro pelo "Caminho das Praias", a Ribeira possui estacionamento e várias cabanas servindo bebidas e comidas. É uma das mais lindas praias de Itacaré, cercada pela mata atlântica, com uma larga faixa de areias claras e águas boas para o banho. O atrativo principal está no riacho do Rio Ribeira que forma pequenas quedas d´água até uma represa criando uma piscina natural de água doce. Uma tirolesa que passa sobre a praia é outra atração radical que faz parte do circuito de arvorismo da Ribeira. Com ondas tranquilas, a praia da Ribeira é indicada para surfistas iniciantes.

praia da ribeira

.

Após as praias centrais (Resende, Tiririca, Costa e Ribeira), existe uma trilha de aproximadamente 50 min dentro da Mata Atlântica, que passa por um riacho e uma pequena cachoeira, que dá acesso a praia Prainha, com águas transparentes e uma beleza inigualável. Localizada em área de proteção ambiental, vizinha a praia de São José, a Prainha possui areias brancas, muitos coqueiros, e um pequeno riacho. É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil e cartão postal da região.

prainha

Foto: Mario Nogueira

A praia de Jeribucaçu está entre os lugares que você não pode deixar de conhecer. Você começa a ter certeza disso, quando do alto da trilha avista os coqueiros, a mata e o mar que aguardam no final da caminhada. O encontro do rio Jeribucaçu com o mar faz desse cenário um dos mais belos da região. Jeribucaçu oferece boas ondas para o surfe, principalmente no inverno, quando o vento está na direção sul, devido a posição geográfica da praia e suas encostas. A areia branca, a água salgada do mar e a refrescante e cristalina água doce do rio, compõem um quadro inesquecível para os amantes da natureza.

jeribucaçu

.

Linda praia deserta cercada por coqueiros e Mata Atlântica. Tem boas ondas e é bastante frequentada por surfistas. Um riacho desemboca no canto sul formando uma piscina refrescante de água doce. O único jeito de chegar à praia é a pé, por uma trilha considerada leve. A praia oferece uma estrutura mínima com barracas de água de coco e tapioca.

praia da engenhoca

Foto: Elton Andrade

Constituídas por pequenas enseadas separadas por recifes, a praia de Havaizinho tem muitos coqueiros, ondas fortes e extensas faixas de areia que só aparecem na maré seca. Ficam quase desertas a maior parte do ano. O acesso à praia se faz pela mesma trilha que leva à Engenhoca. São 10 minutos de caminhada por uma trilha de nível leve. Na praia pode-se comprar bebidas e água de côco. Havaizinho não é um local de surf muito constante mas podem ser encontradas boas ondas ocasionalmente. Para quem quiser caminhar um pouco mais, há uma trilha que segue para a praia de Itacarezinho passando pelo morro da Camboinha.

praia de havaizinho

Foto: Elton Andrade

Vamos até o distrito de Taboquinhas, uma cidade perdida no tempo a 30 km de Itacaré, conhecida como o distrito da aventura devido às ótimas corredeiras do Rio de Contas (considerado um dos melhores rios do Brasil para a prática do rafting). O rafting tem duração de 2 horas aproximadamente e 3km de corredeiras com nível III/ IV, que garantem a adrenalina no percurso todo. No final da descida tem uma tirolesa de 180 m (opcional) que parece um vôo sobre as águas calmas do Rio de Contas. O rapel, é uma outra atividade de aventura que pode realizar em Taboquinhas. Ele é feito na cachoeira de Noré, desde uma altura de 10m, com duração aproximada de 30 minutos.

rafting

.